Seminário
O Festival de Teatro Nova Cena é dedicado aos estudantes de teatro. Neste espaço você encontrará alguns ensaios que foram escritos para de alguma maneira, ainda que brevemente, registrar impressões, debates sobre a experiência da pedagogia do teatro, ora por nossos palestrantes e entrevistados, ora pelas diretoras/professoras e diretores/professores que orientaram os espetáculos da programação e são partícipes do 2º Seminário “Práticas Pedagógicas em Teatro: Por onde andamos?”.
DRAMATURJAR: DO VERBO AO LAÇO QUE NOS UNE
Por Thaysa Petry Lisbôa
O teatro é uma plataforma poderosa, que permite a expressão artística e social, especialmente quando se trata de dar voz às questões relevantes da juventude na contemporaneidade. Neste ensaio, compartilho o percurso da montagem do espetáculo “Quem matou Alice no País das Maravilhas?”, produzido em 2022, pelo Grupo de Teatro Juvenil Kefi, fruto do Programa Bolsa Técnico Cultural da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Jaraguá do Sul.
GOLD: DA INCERTEZA AO REENCONTRO
Por Helena Leite Mauro
Do início: de onde deveríamos começar. Pego emprestada esta, que é a primeira frase do espetáculo verbalizada pela Terra, para também iniciarmos o nosso percurso reflexivo, a fim de remontar e compartilhar o processo criativo que forjou a peça teatral “GOLD”.
MODULADO DE PESQUISA TEATRAL – PROCESSO “MADEMOISELLE NOIR”
Por André Luiz de Mello Meirelles
O Modulado de Pesquisa Teatral – MPT – é um curso livre de teatro oferecido pelo Colégio Estadual do Paraná (CEP) e tem como objetivo principal a investigação cênica. Dentre suas linhas de pesquisa, o MPT trabalha com Teatro Físico, Dança-Teatro, Butoh, Formas Animadas, Dança de Salão, além de outras técnicas que vão surgindo durante as pesquisas relacionadas a uma determinada montagem.
RECONSTRUINDO “O NARIZ”, UMA ABORDAGEM ATUAL DE NIKOLAI GOGOL
Autores: Cheila Oliveira e Sotiris Karamesinis
Revisor: Heitor Daros
O processo de montagem do espetáculo “O Nariz” se deu a partir de um desejo da companhia por montar textos clássicos de importantes dramaturgos mundiais, que complementam a educação e a relação com a cultura dos jovens do grupo e da plateia em geral.
ALGUNS CORPOS: A MEDIAÇÃO COMO DISPOSITIVO CRIATIVO NA CARONA ESCOLA DE TEATRO
Por Sabrina de Moura
Este relato parte da perspectiva de um corpo artista-professora, branca, cis, hetero, constituído principalmente na cidade de Blumenau-SC. Represento aqui apenas um dos corpos que compõem o processo de montagem do espetáculo Alguns Corpos, do Núcleo de Extensão da Carona Escola de Teatro, na qual sou a diretora. A montagem é fruto de um intenso processo que vivenciamos no ano de 2022, em uma das turmas adultas do Curso Livre da Carona Escola de Teatro.
SOBRE O VELHO NOVO COSTUME – A PEÇA DE APRENDIZAGEM E OS ENTRECRUZAMENTOS DO TEATRO NO ESPAÇO DIGITAL
Por Ana Paula Dorst
O Coletivo Inversão é uma das vinte e duas turmas que a Escola Municipal de Teatro – Sistema Faces de Ensino possui. Esse coletivo é formado por jovens que estão inscritos nas aulas/oficinas de teatro, oferecidas de forma gratuita, graças ao apoio e realização da Prefeitura Municipal de Primavera do Leste/MT, através da Secretaria de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude (Secult).
OS SÁBIOS DE CHELM – HISTÓRIAS ABSURDAS
Por Rafael Morais
O espetáculo “Os Sábios de Chelm – histórias absurdas” é uma montagem didática com estudantes dos cursos livres da Companhia Teatro Griô, que integram o nosso programa de Residências Artísticas. Esse programa absorve, através de audições, integrantes dos nossos cursos livres que desejam aprofundar os estudos artísticos e participar de processos criativos e montagens de espetáculos.