Vozes
Neste espaço reunimos ensaios que registram impressões e debates sobre a pedagogia do teatro, escritos por palestrantes, entrevistados e docentes que integraram o 3º Seminário “Práticas Pedagógicas em Teatro: Por onde andamos?”
Teatro e saúde mental: Práticas pedagógicas e processos de dramaturgia colaborativa
Instituto Impar | Autoria: Iraci Seefeldt
O trabalho desenvolvido pelo Louco é Pouco, grupo de teatro formado por pessoas com transtorno mental, neurodiversidade, deficiência intelectual e outras características, é fruto da experiência de uma oficina de teatro realizada com pessoas usuárias de um serviço público de saúde mental vinculado à RAPS – Rede de Atenção Psicossocial de Joinville, cidade localizada na região Norte de Santa Catarina...
Modulado de pesquisa teatral: Criação, formação e inclusão no ensino público
Autoria: André Meirelles | Modulado de Pesquisa Teatral do Colégio Estadual do Paraná
O Modulado de Pesquisa Teatral (MPT), núcleo artístico-pedagógico do Colégio Estadual do Paraná (CEP), em Curitiba, consolidou-se ao longo de mais de uma década como um espaço de experimentação e formação voltado ao ensino público. Criado em 2011, o MPT integra processos criativos autorais, prática técnica multidisciplinar e reflexão crítica, buscando que os estudantes se tornem protagonistas de sua própria trajetória artística. A proposta vai além de preparar intérpretes: envolve formar dramaturgos, produtores, técnicos e criadores capazes de dialogar com o mundo contemporâneo por meio do teatro...
A dramaturgia do casulo: Entre o ruído, o silêncio e o “voo”
Autoria: Por Ernane Fernandez | Casulo de Criação Teatral - Escola Livre de Teatro Ernane Fernandes do Nascimento
Este breve ensaio tem por intuito apresentar uma experiência vivenciada no Curso Livre da Carona Escola de Teatro , geradora não só de um espetáculo apresentado na Mostra Carona , mas que, sobretudo, gerou uma nova grupalidade. Munidas/os do desejo de investigar algo menos calcado em palavras, mas, sim, nos corpos das/os estudantes, atrizes/atores, em relação ao espaço, partindo de exercícios inspirados na técnica de Viewpoints, criamos fragmentos de cenas mais pictóricos, que fossem extremamente compactos, capazes de imprimir no corpo a potência de um haikai, ou melhor, de um ideograma. Passamos então a criar incontáveis ideogramas corpóreo-espaciais…
Entre poesia e saudades: Aldeotas, uma história feita de memórias
Autoria: Sophia Alves | Centro de Artes Célia Helena
Escrevo este texto como alguém que viveu e respirou Aldeotas em sua essência mais profunda. Sou atriz formada, natural de Minas Gerais, e, prestes a concluir a graduação em Licenciatura em Artes da Cena, encontrei no projeto Aldeotas tanto um desafio quanto uma oportunidade única. Além da experiência de integrar o elenco, tive também a chance de me aproximar desse texto a partir da perspectiva da produção, ampliando meu olhar sobre o teatro e sobre o próprio fazer artístico...
A tempestade em cena: Reflexões sobre o processo de criação e a pedagogia do teatro na Univille
Autoria: Profa Ma. Ângela Finardi | Cia de Teatro Univille
A Tempestade (1610-1611), última obra de William Shakespeare escrita individualmente, tece uma complexa rede de temas como poder, liberdade, vingança, perdão e redenção. Este ensaio propõe-se a analisar o processo de criação de A Tempestade, explorando a intersecção entre a dramaturgia shakespeariana, as práticas pedagógicas de preparação vocal e corporal de um elenco misto (universitários e comunidade), e as vivências transformadoras que emergiram dessa experiência colaborativa no âmbito do Projeto Institucional de Artes Cênicas da Univille...
Alice no país das cabeças cortadas ou o fim que justifica o começo: Pensar o nosso tempo fazendo e ensinando teatro e o desafio do trabalho com a ficção
Autoria: André Carreira | Coletivo Teatral Alice Laboratório - UDESC/CEART
A premissa de trabalho no processo da construção de Alice no país das cabeças cortadas ou o fim que justifica o começo teve como elemento central a realização de uma experimentação de atuação. Apesar de que o espetáculo foi realizado como atividade da disciplina Montagem Teatral I e II do curso de licenciatura em Teatro da UDESC, o objetivo compartilhado com a turma foi aprofundar a prática da atuação de modo que a encenação foi um instrumento para essa prática pedagógica...
O diálogo brecht-boal: A cena como espelho e martelo do mundo latino-americano
Autoria: Prof. Dra. Deolinda Catarina França de Vilhena | Coletivo Teatral O Mesmo Grupo
Este texto traz reflexões acerca do processo de criação do espetáculo "Só +Duas Histórias Latino-Americanas e Fim", resultado final do estudante de Direção Teatral Michel Santana na disciplina "Laboratório de direção teatral: A Cena Aberta". Neste componente, a poética de Bertolt Brecht não é apenas o tema central dos estudos, é a própria lente com a qual olhamos para o mundo e para o fazer artístico. Nas terras teatrais, sabemos que a “Cena Aberta” também demanda o coração aberto para o caos criativo, que Michel soube muito bem rearranjar no processo de discussões, e a necessidade de criar imagens com o poder de provocar o espectador...
A geografia do invisível: O teatro, como uma possibilidade para o rompimento de fronteiras
Autoria: Cheila Oliveira Carreiro | Escola de Teatro Meninos de Luz da Musa Cia Teatral
O presente ensaio tem como objetivo compartilhar o processo de criação e encenação do espetáculo “A Margem Invisível”, realizado em 2024 na Escola de Teatro Solar Meninos de Luz , em parceria com a MUSA Cia Teatral , junto aos alunos do grupo de extensão, 2 3 composto por jovens egressos da instituição, moradores das comunidades do Pavão, Pavãozinho e Cantagalo, além de alunos de outros territórios do Rio de Janeiro...
Desvelando a Ayla 228: A metanarrativa e cultura popular em quem roubou a voz da Madame Charlotte?
Autoria: Felipe da Rocha e Thaysa Petry Lisbôa | Kefi - Cia Municipal de Teatro
O espetáculo Quem Roubou a Voz da Madame Charlotte?, criado pela Kefi – Cia Municipal de Teatro Juvenil de Jaraguá do Sul, emerge como uma experiência cênica que transita entre a cultura popular brasileira, a metanarrativa e a expressão poética, simbólica e crítica. O território Ayla 228, espaço fictício que ambienta a trama, funciona como metáfora de um Brasil multifacetado, onde tradições, referências midiáticas e personagens populares se encontram, tensionando o campo do imaginário coletivo...
Teatro e adolescências: Criação de espetáculos e a formação de espectadores
Autoria: Guilherme de Moraes Trautmann e Isadora Fernandes Ribas | Oficinas Cia de Teatro - CEAC Projeto Oficinas
Entre vivências e experiências, muitas histórias escritas. Entre jogos e brincadeiras, aprendizagens compartilhadas. Entre ações e reações, criações e produções coletivas. Entre improvisos e contracenações, interação e convivência. Entre respirações e aquecimentos, escuta e consciência. Entre triangulações e caminhadas pelo espaço, presença...