Acessibilidade

O 3º FESTIVAL NOVA CENA – TEATRO FEITO POR ESTUDANTES acolhe a todos os públicos e artistas COM e SEM deficiência, apresentando medidas de acessibilidade AUDITIVA, ATITUDINAL, COGNITIVA, COMUNICACIONAL, FÍSICA, SENSORIAL e VISUAL, da seguinte forma:

Acessibilidade Auditiva

Todas as atividades do 3º Festival Nova Cena terão interpretação em Libras nos espetáculos, palestras e seminário on-line. Para as oficinas com pessoas inscritas com deficiência auditiva, os profissionais intérpretes estarão presentes.

Acessibilidade Atitudinal

A equipe de organização, produção e técnica do 3º Festival Nova Cena está treinada para assumir uma postura de acessibilidade anti-capacitista, tanto no atendimento ao público, quanto aos artistas com diversos tipos de deficiência.

Acessibilidade Cognitiva

A linguagem simples é a base de toda comunicação presencial e online. Sabemos que acessibilidade cognitiva é muito ampla, mas este é um passo concreto para tornar o 3º Festival Nova Cena um evento acessível para todos.

Acessibilidade Comunicacional

O material gráfico foi criado com design acessível escolhendo uma paleta de cores com contrastes, fonte de fácil leitura, utilização de linguagem simples, comunicação por ícones e imagens ilustrativas das atividades. A divulgação nas redes sociais também oferece acessibilidade com o uso de ícones, emojis, linguagem simples, imagens autoexplicativas, reels com Libras, inclusão de textos alternativos e #paratodosverem.

Acessibilidade Física

Os locais de atividades presenciais (espetáculo, oficinas e palestras) oferecem acessibilidade física com rampas de acesso, corrimãos nas escadas da plateia e luzes nos degraus, banheiros adaptados, lugares para cadeirantes, poltronas com tamanhos especiais, sinalização de saída.

Acessibilidade Sensorial

Pessoas com TEA podem escolher espaços na plateia com boa acústica e menor impacto sensorial. O hall do Teatro Municipal de Itajaí e Pátio da Casa da Cultura Dide Brandão são espaços preparados para autorregulação sensorial.

Acessibilidade Visual

O público com deficiência visual tem acessibilidade na divulgação nas redes sociais com textos alternativos e audiodescrição na hashtag #paratodosverem. Toda a programação do festival, impressa em braile está disponível no hall do teatro municipal. Dois espetáculos da programação terão audiodescrição profissional ao vivo. As pessoas com deficiência visual podem fazer visita tátil ao palco, para ver com as mãos o cenário e figurinos. Nas palestras, oficinas e seminário online, os profissionais farão sua audiodescrição pessoal.

Prestar acessibilidade integral é uma ação muito ampla. O Festival Nova Cena, nesta 3ª edição está comprometido com essa temática e ciente do desafio de melhorar sempre.

Scroll to Top